Novo aeroporto de Lisboa será em Alcochete

Quer mudar pra Portugal? Fale com Ela!

Patrícia Lemos - Vou Mudar para Portugal

Patrícia Lemos (ou Pati Lemos, como é mais conhecida no mundo digital) chegou a Portugal para fugir à violência crescente que se vive no Brasil e para conseguir oferecer uma perspectiva de futuro aos seus filhos. Na altura, a decisão de mudar de vida e de país foi tomada na confiança que era o melhor caminho para toda a família. 

A informação sobre os processos de imigração para Portugal era escassa, o que provocava alguma incerteza sobre os passos a dar. "O que se encontrava na internet eram informações dispersas e pouco confiáveis, nada estruturado e consistente", conta. "Foi preciso acreditar, persistir e confiar". Agora, já instalada em terras lusas - onde encontrou tudo e até muito mais do que procurava -, utiliza as redes sociais para apoiar os seus conterrâneos nesta viagem de vida. 

São muitos os que procuram atravessar o Atlântico e carecem de apoio. E, agora que o governo aprovou a proposta de lei que irá facilitar a entrada e permanência de cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o interesse disparou.

O Instagram e o YouTube são as suas ferramentas de trabalho. Com o perfil "Vou mudar para Portugal", Pati Lemos comunica com milhares de brasileiros que desejam atravessar o oceano. São pessoas que querem fugir da "violência quotidiana, da falta de ética e de perspectivas de futuro", diz. A proximidade linguística e cultural, o bom acolhimento dos portugueses, o menor custo de vida face a outros países europeus e uma maior oportunidade de imigrar legalmente fazem de Portugal a primeira opção. 

O recente anúncio do governo de alteração à lei dos vistos é prova disso. No dia em que foi conhecida a decisão, mais de 1500 pessoas juntaram-se num live na página do Instagram de Pati Lemos. As semanas que se seguiram também foram de grande animação. De 385 mil seguidores, a sua conta no Insta passou rapidamente a contar a 400 mil e, no fim de junho, já somava 414 mil inscritos.

"Este é o momento de informar as pessoas com clareza, para não criarem falsas expectativas e mostrar que, independente das mudanças e novidades, o planeamento é o melhor caminho", sublinha Pati Lemos. E nada como as redes sociais. Afinal, "o Brasil é o segundo país do mundo que mais tempo passa na internet e o terceiro que mais usa as redes sociais. Esta é a melhor forma de se comunicar", frisa. 

Desde 2018 que a empreendedora utiliza o mundo digital para chegar ao Brasil, mas foi a meio da pandemia, em 2020, que lançou o curso de planear a mudança. "Já apoiámos mais de duas mil famílias a mudarem para Portugal, mas se considerarmos os seguidores que simplesmente consomem as nossas informações, esse número passa a ser incomensurável", diz.

Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/e-brasileiro-e-quer-vir-trabalhar-para-portugal-ela-ajuda--15004496.html


Comentários