Novo aeroporto de Lisboa será em Alcochete

Foi hoje: o grande Terremoto de Lisboa de 1755

Foi hoje: o grande Terremoto de Lisboa de 1755

O Sismo de 1755, também conhecido por Terramoto de 1755, como dizem os portugueses, ocorreu no dia 1 de novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa, especialmente na zona da Baixa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve e Setúbal. 

Era um feriado, como é hoje em Portugal (no Brasil é feriado amanhã, dia 2, Finados). E a maioria dos portugueses estavam nas igrejas, em virtude do Dia de Todos os Santos. 

O sismo foi seguido de um maremoto - que se crê tenha criado ondas com a altura de 20 metros - e de múltiplos incêndios, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos, porém, historiadores mais recentes já apontam muitos mais.

Um dos mais mortíferos

Foi um dos terremotos mais mortíferos da história da humanidade, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter, sendo que 9 é o número mais alto, e nunca foi atingido recentemente. Para se ter uma ideia, um dos mais recentes terremotos no Norte do Japão, teve magnitude de 5,4.

Epicentro

O epicentro não é conhecido com precisão, havendo diversos sismólogos que propõem locais distanciados de centenas de quilómetros. No entanto, todos convergem para um epicentro no mar, entre 150 a 500 quilómetros a sudoeste de Lisboa. 

Devido a um outro forte sismo, ocorrido em 1969 no Banco de Gorringe, este local tem sido apontado como tendo forte probabilidade de aí se ter situado o epicentro em 1755. A magnitude pode ter atingido 9 na escala de Richter.

O Banco de Gorringe é uma área do Oceano Atlântico situada a cerca de 120 milhas marítimas a oeste-sudoeste do Cabo de São Vicente, caracterizada por um maciço montanhoso submerso orientado na direção nordeste-sudoeste e com cerca de 200 quilómetros de comprimento por 80 de largura. Coordenadas: 36° 34′ 43″ N, 11° 20′ 43″ O 

Início da Sismologia

O terremoto de Lisboa teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um sismo numa área alargada, marcando assim o nascimento da sismologia moderna. 

O acontecimento foi largamente discutido pelos filósofos iluministas, como Voltaire, inspirando desenvolvimentos significativos no domínio da teodiceia e da filosofia do sublime.

Saiba mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755

Comentários