Novo aeroporto de Lisboa será em Alcochete

Alcochete é a opção para o novo aeroporto

Alcochete é a opção recomendada para o novo aeroporto. A comissão técnica independente concluiu que o campo de tiro de Alcochete é a melhor localização entre as 9 opções para a construção do novo aeroporto de Lisboa

A decisão final cabe agora ao poder político, que há mais meio século se debate com a construção de um novo aeroporto na capital.

Esta é a conclusão da comissão, liderada por Rosário Partidário, que estudou nos últimos meses as 9 opções em cima da mesa para a localização do novo aeroporto, nomeadamente Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém. Entretanto, foram acrescentadas ao estudo as opções Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.

O relatório aponta vantagens e desvantagens em todas as localizações, mas recomenda o campo de tiro de Alcochete como o espaço para a construção do novo aeroporto de Lisboa. Cabe agora ao poder político tomar uma decisão final que ponha fim a mais de meio século de debate em torno da construção de um novo aeroporto de Lisboa.

O novo aeroporto terá 4 pistas, com capacidade de 128 operações por hora.

A decisão é comunicada pela própria comissão independente, a quem o Governo incumbiu de analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa (Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém), mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções.

Após uma primeira fase de receção e análise de outras propostas, foram acrescentadas ao estudo as opções Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.

A ideia seria avaliar as nove opções em cima da mesa de acordo com cinco fatores críticos de decisão definidos pela CTI, sendo eles a segurança aeronáutica, a acessibilidade e território, a saúde humana e viabilidade ambiental, a conectividade e desenvolvimento económico e o investimento público e modelo de financiamento.

Mediante as pontuações obtidas pelas várias opções em estudo nos diferentes critérios, vertidas no relatório final que deverá ser entregue no final do ano ou no início de janeiro, caberá ao Governo tomar a decisão, que é política e não técnica.

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, tinha prometido uma decisão rápida, após a análise do relatório final da CTI, mas, perante a incerteza política devido à demissão do Governo e marcação de eleições antecipadas, esta é uma decisão que deverá ficar para depois de março.

Novo aeroporto demorará, pelo menos, sete anos a ficar pronto

Já a solução "Portela+Vendas Novas" - um modelo temporário, que funcionaria até que pudesse funcionar um único aeroporto em Vendas Novas - tem um tempo estimado de construção de nove anos. Esta solução também é apresentada como "viável" pela CTI.

A Comissão Técnica Independente também recomenda obras e o uso do Aeroporto de Beja para voos de carga e 'charters' enquanto não há novo aeroporto

Fontes:

https://www.publico.pt/2023/12/05/economia/noticia/novo-aeroporto-demorara-menos-sete-anos-ficar-pronto-2072641?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=2072641

https://expresso.pt/economia/transportes/2023-10-02-Comissao-Tecnica-Independente-recomenda-obras-e-o-uso-de-Beja-para-voos-de-carga-e-charters-enquanto-nao-ha-novo-aeroporto-4b4a4b44

https://cnnportugal.iol.pt/novo-aeroporto/alcochete/alcochete-e-a-opcao-recomendada-para-o-novo-aeroporto/

https://cnnportugal.iol.pt/aeroporto/comissao-tecnica-independente/portugal-onde-vai-ficar-o-teu-novo-aeroporto-a-partir-das-12-00-de-hoje-havera-sitios-favoritos-e-outros-nem-tanto/

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