Novo aeroporto de Lisboa será em Alcochete

Esquisitices de Portugal: barulho de louça (ou loiça)

Se você for principalmente a um café ou restaurante em Portugal, nos mais antigos é mais notável, você vai perceber o quanto que os funcionários fazem barulho, principalmente com a louça (loiça). É um bater de pratos, xícaras (chávenas), pires, copos e talheres sem fim. 

Se o lugar (sítio) é muito fechado, chega a incomodar (pra mim dá dor de cabeça) o tanto de barulho que essa bateção gera, e o incômodo para você conversar, e até para pensar. E o contexto vai mais além. Nesses lugares a louça costuma ser pesada e grossa, para aguentar tanta pancada, ou seja, é produzida especialmente para bares e restaurantes.

Em virtude disso, certa vez, resolvi perguntar a alguém mais acessível (não são todos os portugueses que dão essa intimidade) a razão pela qual os portugueses faziam tanto barulho com as louças. e a explicação foi muito curiosa.

O senhor, já com mais de 70 anos, creio eu explicou: "a gente faz barulho para mostrar que está trabalhando e que a casa está cheia. Antigamente, a maioria dos patrões ficava no andar de cima dos estabelecimentos ou então numa sala separada. E a forma dele medir se havia movimento bom na casa era pelo barulho da louça", afirmou o senhor.

Ou seja, não é pelo faturamento, quantidade de pessoas ou qualquer outro motivo. O que satisfazia o dono era o barulho da louça sendo batida, que demonstrava trabalho árduo e muito movimento. Só que os tempos foram mudando e esse hábito não mudou! Em muitos locais ainda é cultural baterem as louças!

Comentários