Novo aeroporto de Lisboa será em Alcochete

Inteligência artificial diz que Lisboa é tendência em 2024

Portugal como destino de sonho? Inteligência artificial diz que Lisboa é tendência em 2024

A lista consegue surpreender. Segundo o estudo, os destinos eleitos são maioritariamente regiões e cada vez mais os turistas procuram envolver-se num lado mais sensorial dos locais que visitam. Além de Portugal, estão listados Itália, França, Reino Unido e Alemanha.

Lisboa é considerado um dos destinos europeus a tornar-se tendência em 2024. Quem o diz é a empresa de inteligência turística Mabrian. 

E porquê? 

A razão é simples: as pessoas estão a deixar de fazer viagens convencionais, revela o estudo.

A capital portuguesa, que está na lista do top 10 das tendências de viagens na Europa deste ano, foi uma das eleitas por ser um destino experiencial. Quer isto dizer que é a cidade perfeita para conseguir tirar uns dias para praticar atividades naturais e saborear boa gastronomia.

Ou seja, as viagens convencionais, que são marcadas, sobretudo, para conhecer a vida noturna, fazer compras e ir para a praia apanhar sol, estão a passar para segundo plano, ainda de acordo com o estudo da Mabrian.

Mas, como sabe a Inteligência artificial?

A empresa líder em inteligência turística aproveitou as redes sociais no ano passado para recolher os comentários e mensagens que os utilizadores trocaram sobre viagens. Daí, foi um passo até serem reunidas as tendências nos interesses turísticos.

Para além destes dados, foi também importante perceber se os destinos são acessíveis internacionalmente.

Na lista, a maioria dos destinos são regiões e não cidades. Das duas cidades escolhidas, Lisboa é uma delas.

Resultados

Os resultados são interessantes. Por países, a Itália tem o maior número de destinos potenciais, com 4 opções, seguida pela França e pela Alemanha, com 2 destinos cada. As 10 principais regiões em alta para 2024 são completadas pelo Reino Unido e Portugal, com um destino cada.

Para os destinos, destaca-se o bom posicionamento da região do Piemonte em Itália, que inclui destinos como Torino, Stresa ou Alba, onde, além de destacar a sua oferta cultural e natural, destaca-se a sua oferta gastronômica, incluída entre as motivações experienciais. Apresenta também uma evolução positiva em termos de acessibilidade.

Em segundo lugar está a Nova Aquitânia, em França, que inclui destinos como Bordéus, Biarritz ou Limoges, com uma oferta de produtos enológicos e gastronômicos e de turismo ativo, que a distinguem. Além disso, com conectividade aérea boa e estável.

Para fechar os 3 principais destinos em alta, destacamos o Leste de Inglaterra, com destinos como Cambridge, Essex ou Norfolk. Esta região oferece um equilíbrio entre a oferta cultural e natural que a projeta como um destino em crescimento. Sua conectividade também é boa e estável.

Para fechar os 10 principais destinos em alta, destacamos: Occitânia (França), Campânia (Itália), Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha), Lombardia (Itália), Emília-Romanha (Itália), a província de Hamburgo (Alemanha), e a província de Lisboa (Portugal).

Texto de: Alexander Spatari, e trechos do site Mabrian.

Fonte: https://sicnoticias.pt/pais/2024-01-11-Portugal-como-destino-de-sonho--Inteligencia-artificial-diz-que-Lisboa-e-tendencia-em-2024-e69097d5

Site Mabrian: https://mabrian.com/

Comentários