- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Nascido em Pequim, na China, em 1957, Ai Weiwei tem desenvolvido o seu trabalho em instalação de esculturas, cinema, fotografia, cerâmica, pintura, escrita e já expôs em instituições e bienais em todo o mundo.
O artista viveu fora da China durante 12 anos, nos Estados Unidos da América, na década de 80 do século passado, tendo regressado ao seu país natal durante 20 anos, mas está também exilado desde 2015.
Nome maior da arte nas últimas décadas chegou a fazer parte da equipe que concebeu o chamado estádio Ninho de Águia, em Pequim, mas tornou-se num forte crítico do regime chinês, em particular na sequência do terremoto que atingiu Sichuan, em 2008.
Nos últimos anos, radicou-se no Alentejo, região rural de Portugal, ao Sul, mais precisamente em Montemor-o-Novo, cercado por três cães e oito gatos.
Em 2023, recebeu o grau de doutor 'honoris causa' pela Universidade de Évora (Alto Alentejo), que o distinguiu por ser "uma das figuras culturais mais destacadas da sua geração, e um símbolo da liberdade de expressão tanto na China como internacionalmente", sublinhou a instituição, na época.
Fonte: Obra de Ai Weiwei destruída na inauguração de exposição em Itália - SIC Notícias (sicnoticias.pt)
Imagem: Por Jindřich Nosek (NoJin) - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=57259005
AI WEI WEI
AIWEIWEI
ALENTEJO
ALTO ALENTEJO
ARTE
ARTISTA
CHINA
CHINÊS
CULTURA
ESCULTOR
ESCULTURA
ÉVORA
PLÁSTICO
UNIVERSIDADE
WEIWEI
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário