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No relatório, publicado na página oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a ANA, recebeu hoje 'luz verde' do Governo para avançar com uma candidatura ao aeroporto Luís de Camões.
Com base no cronograma previsto no contrato de concessão, as autorizações ambientais e a complexidade das obras, "prevê a abertura do NAL [novo aeroporto de Lisboa] em meados de 2037".
No entanto, o relatório aponta "algumas possíveis otimizações do cronograma, que a ANA está interessada em discutir com o concedente", que permitirão "considerar uma antecipação da abertura do NAL até o final do ano 2036".
A gestora aeroportuária salientou que o NAL é um projeto de grande escala, que depende de infraestruturas que assegurem a sua acessibilidade - terceira ponte sobre o rio Tejo, ligações rodoviárias e ferroviárias a Lisboa e infraestruturas de abastecimento - "por desenvolver pelo Estado, quer diretamente, quer via entidades terceiras".
Assim, a ANA propôs trabalhar, durante os primeiros 12 meses da fase de Candidatura ao NAL, no sentido de estabelecer protocolos com o Governo e as partes envolvidas neste programa de infraestruturas, com vista a "definir o cronograma de cada projeto e coordenar as interfaces entre os diferentes projetos".
Para a concessionária, este trabalho será essencial para otimizar a data de abertura do NAL e garantir a coordenação adequada destas obras acessórias.
Nota do autor: enquanto a China constroi um hospital (na época da pandemia) em uma semana, Portugal leva 12 anos para construir um aeroporto.
Imagem: Lusa.
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