- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Nos últimos 10 anos, o setor da construção em Portugal registrou um aumento significativo no número de trabalhadores, alcançando o maior patamar em uma década, com 271.832 empregos ocupados no 1o. trimestre de 2025.
Esse crescimento acompanha o aumento do volume de obras públicas e representa uma alta de 25% na força de trabalho em relação a 2015. No entanto, apesar do maior contingente de operários, o setor enfrenta uma dificuldade crescente para preencher todas as vagas disponíveis.
O desequilíbrio entre a oferta e a demanda por mão de obra é evidente nas estatísticas. Enquanto o número de empregos ocupados cresceu 25% na última década, o de empregos vagos aumentou 350% no mesmo período.
No primeiro trimestre de 2015, havia 1.035 vagas sem resposta, número que pulou para 4.666 em 2025, o maior valor da década.
A falta de operários qualificados tem se tornado um problema crítico para a indústria, que se mostra incapaz de atender à demanda por novas empreitadas. Os dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho confirmam que, mesmo com um número recorde de trabalhadores, as oportunidades de emprego não preenchidas continuam a crescer de forma alarmante.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário