Novo aeroporto de Lisboa será em Alcochete

O cônsul português que salvou milhares na II Guerra

O cônsul português que salvou milhares na II Guerra

Aristides de Sousa Mendes salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial. Ao conceder vistos não autorizados pelo governo, muitos deles a judeus, o cônsul participou da ação mais radical de resistência na diplomacia portuguesa às ordens de António Salazar durante a II Guerra Mundial.

A ação de Sousa Mendes remonta aos dias que antecederam a invasão nazista da França. Pouco depois de Paris ser ocupada, em 14 de junho de 1940, Bordeaux, no Sudoeste, foi transformada em capital do país. Além do governo, milhares de refugiados de toda a Europa vieram para a cidade na tentativa de achar uma rota de fuga. Os alemães ocupariam Bordeaux a partir de 26 de junho.

Uma exposição relembra o ato de desobediência do cônsul português na cidade de Bordeaux (França), a apenas 600 metros da sede da prefeitura da mesma.

Sousa Mendes era um católico de origem aristocrática, pai de 14 filhos, que nos 30 anos anteriores no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) ocupou postos em São Francisco, no Brasil, mais precisamente em Curitiba (PR), em São Luís (MA) e em Porto Alegre (RS), e na Antuérpia. 

Saiba mais em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2022/10/a-historia-do-consul-portugues-que-disse-nao-a-salazar-e-deu-visto-a-milhares-na-ii-guerra.ghtml

Comentários