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Após as discussões e avaliações sobre a localização do novo aeroporto de Portugal, aparece no relatório a sugestão de o Aeroporto de Beja ficar com voos charters não-regulares e operações de carga, numa das formas de desafogar Lisboa/Portela.
As melhorias em seu entorno também serão necessárias, para garantir o acesso ao mesmo, muitas delas já iniciadas, mas não totalmente finalizadas.
Melhorias para Beja
Entre as propostas que foram apresentadas, o PCP aponta como prioridades, o aproveitamento das potencialidades do Aeroporto de Beja com a criação de uma plataforma logística, o melhoramento das estradas nacionais no distrito, a conclusão das obras do IP8 na sua totalidade, a eletrificação e modernização da linha ferroviária do Alentejo e a ampliação do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, salienta que o partido não pôde deixar de lutar pelos projetos estruturantes para o desenvolvimento do distrito. E o Aeroporto de Beja, que está pronto e é novo, está incluso.
Exportações
As exportações de azeite produzido em Portugal aumentaram 12 vezes em volume e 18 vezes em valor, nos últimos 20 anos, graças ao investimento e à modernização do setor olivícola, segundo um estudo divulgado hoje, em Beja.
Isso seria também interessante para o Aeroporto de Beja, que poderia escoar essa produção para o exterior sem passar por Lisboa/Portela, o que aumentaria a eficiência dessa exportação.
O trabalho foi pedido pela Olivum, a Associação de Olivicultores e Lagares do Sul, com sede em Beja. A Olivum, que se autoentitula a maior associação portuguesa do setor, tem 130 grupos associados (que correspondem a 300 explorações) e 18 lagares, num total de mais de 49 mil hectares de exploração agrícola no país.
Fontes:
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